Topo

O que é lixo eletrônico e como descartá-lo?

Resíduos eletrônicos contêm metais preciosos que podem ser recuperados; saiba como contribuir com a reciclagem

E aí, amigo(a)! Hoje o tema do nosso artigo é um tema que não tem sido muito abordado ultimamente, mas que é extremamente importante para ajudar o meio ambiente!

Você sabia que o Brasil foi o quinto país do mundo que mais produziu resíduos eletrônicos em 2019? Segundo o relatório The Global E-waste Monitor 2020, o país ficou atrás apenas da China, Estados Unidos, Índia e Japão.

O país gerou mais de dois milhões de toneladas de resíduos eletrônicos em um ano, sendo que menos de 3% foram reciclados. Você sabe por que exatamente isso é um problema? O que são os resíduos eletrônicos e o que fazer com eles? Continue lendo para aprender tudo isso e virar um expert no assunto. 

Também chamado de e-lixo ou lixo eletrônico, o Resíduo de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE) ou simplesmente resíduos eletrônicos são todos os produtos elétricos ou eletrônicos descartados por não terem mais utilidade.

Uma pesquisa conduzida pela Radar Pesquisas em 2021 apontou que muitos brasileiros acreditam que lanternas, balanças, lâmpadas comuns, incandescentes e fluorescentes não são lixo eletrônico: mas, na verdade, todos esses objetos são lixo eletrônico. 

Tais resíduos podem ser classificados em grandes equipamentos (como geladeiras, freezers, máquinas de lavar, fogões, microondas), pequenos equipamentos e eletroportáteis (como torradeiras, batedeiras, aspiradores de pó, ventiladores, secadores de cabelo, ferramentas elétricas, calculadoras), equipamentos de informática e telefonia (como computadores, tablets, notebooks, celulares, impressoras, monitores) e ainda pilhas e bateria portáteis. 

Já ficou claro que os resíduos elétricos se enquadram em vários dos dispositivos que facilitam o dia a dia, mas resultam em uma imensidão de lixo bastante prejudicial ao planeta.

Problemas e soluções

Quando descartados no lixo comum, os resíduos eletrônicos podem ser encaminhados a aterros sanitários. O problema é que este tipo de lixo possui materiais contaminantes em sua composição e, em contato com o solo, podem liberar substâncias tóxicas como mercúrio, cobre e cádmio. Ou seja, podem afetar negativamente o meio ambiente e a saúde humana. 

Depositar resíduos eletrônicos em qualquer lugar ainda representa um grande desperdício. Uma pesquisa já revelou que a América Latina perde US$ 1,7 bilhão por ano devido aos metais preciosos que poderiam ser recuperados.

A reciclagem dos resíduos eletrônicos é a melhor solução para evitar os danos no planeta e ainda recuperar materiais valiosos como cobre e ouro. Quando descartados corretamente, os objetos podem ser desmontados, separados por material, reciclados e utilizados como matéria-prima na fabricação de novos produtos. Ou seja, o que era problema se transforma em solução para diferentes indústrias, evitando a extração de mais recursos da natureza. 

Dicas para descartar e pontos de coleta

Tem um celular quebrado em casa? Pilhas esgotadas ou outros equipamentos? Confira as dicas abaixo para destinar corretamente seus resíduos eletrônicos: 

No caso de celulares, remova os chips e cartões de memória do aparelho, apague todos os dados pessoais guardados no produto e desligue-o antes de descartá-lo. Muitas lojas já possuem pontos de coleta para smartphones e pilhas, sendo o caso de empresas e operadoras de telefone celular, farmácias (no caso de pilhas), além de lojas de construção. 

Você também pode procurar um ponto de coleta mais próximo de sua casa para descartar eletroeletrônicos e pilhas de forma gratuita. Outra solução é solicitar um serviço de coleta em casa, mediante pagamento, por meio do programa Coleta Em Casa. Esta pode ser uma opção para grandes objetos, por exemplo. 

Outros pontos de coleta de lixo eletrônico podem ser encontrados no site da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos. A busca é bem simples: basta digitar seu CEP e selecionar o produto que deseja descartar. Confira aqui.

Faça sua parte

Entre janeiro e junho de 2022, a concessionária SPMAR destinou para a reciclagem 122,9 mil toneladas de lixo recolhido nos 100 km dos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas. Entre o material encontrado chama atenção a grande quantidade de objetos eletrônicos, principalmente celulares, 188 quilos de cabos e 113 lâmpadas LED, todos encaminhados para cooperativas de reciclagem, que darão uma nova vida a estes materiais jogados na rodovia.

Muitos motoristas também costumam lançar bitucas de cigarros e palitos de fósforo pelas janelas do carro, segundo a SPMAR. Esta prática provoca focos de incêndio na mata, além de ser ilegal. De acordo com o artigo 172 do Código de Trânsito Brasileiro, atirar objetos é considerado uma infração média que prevê multa de R$ 130,16, incluindo a perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Portanto, faça a sua parte e não contribua com a poluição. 

Com cada vez mais produtos eletroeletrônicos surgindo e sendo popularizados, a estimativa da ONU é que o mundo produza 120 milhões de toneladas por ano até 2050. Para não fazer parte do problema, primeiro repense seu consumo, reduzindo-o sempre que não for necessário, e pratique a separação do lixo – encaminhando corretamente os resíduos eletrônicos aos pontos de coleta adequados.

Sem Comentários

Postar um Comentário